NASCE O CPG

1975 - NASCE O CPG

Em 1975, criamos o Centro de Professores de Goiás (CPG), tendo à frente o professor Niso Prego. O CPG tornou-se um marco divisor de águas na forma de organização e de compreensão da luta da Educação. Foi a partir do CPG que avançamos com nosso movimento de valorização dos professores/as nos moldes em que nos encontramos hoje.

Em 1976, descobri o Centro dos Professores de Goiás – CPG, por meio de um convite para uma reunião – cancelada por conta da repressão – para a qual os colegas me indicaram.

Um dia conheci o Niso Prego, que estava à frente do Movimento de Valorização do Professor, mesmo na ditadura, ao lado de Osmar Magalhães, Delúbio Soares, Cleovam Siqueira e dezenas de companheiros e companheiras, lutando pela educação e para que o CPG deixasse de ser correia de transmissão do governo. A Secretaria de Educação despachava de sua sede.

A luta foi vitoriosa, no entanto o CPG perdeu toda sua estrutura: veículos, Casa do professor do Interior montada, máquinas, gabinete dentário e até as fichas dos filiados, além do corte do repasse do dinheiro dos filiados. O CPG transformou-se em uma caixa de sapato, com algumas poucas fichas de filiados, mas com uma legião de professores e professoras, com uma garra e destemor nunca vistos.

Um mar de solidariedade invadiu nosso cotidiano, desde antigos funcionários do CPG, que propuseram trabalhar mesmo sem receber – fazíamos vaquinha nas assembleias e a arrecadação era repassada a eles – a empréstimo de uma sala, pelo Sindicato dos Professores da rede privada – SINPRO; ao apoio de professores da UFG e UCG, hoje PUC; das Assistente Sociais, de padres, advogados, Entidades Estudantis, de pais de alunos e de amplo setores da sociedade, além de uma militância exemplar na qual orgulhosamente me incluo.”                    Sandra Rodrigues Cabral

Deixe uma resposta

Rolar para cima