CIDADE DE GOIÁS RECEBE PRIMEIRA ETAPA INTERMUNICIPAL DA CONAPE 2018

CIDADE DE GOIÁS RECEBE PRIMEIRA ETAPA INTERMUNICIPAL DA CONAPE 2018

A Cidade de Goiás reuniu, educadores estudantes e membros das comunidades de cinco municípios, no sábado (11), para a Etapa Intermunicipal da CONAPE – Conferência Nacional Popular de Educação.

A presidenta do Sintego, Bia de Lima, falou da importância da mobilização e do caráter democrático da Conferência. “A CONAPE é uma resposta ao Governo Golpista que não convocou a Conferência Nacional de Educação para elaborar o PNE – Plano Nacional de Educação. Nós temos organização e coragem para darmos os rumos a educação brasileira, por isso estamos aqui, e por isso a nossa Conferência é popular”, disse Bia Lima na abertura da CONAPE na cidade de Goiás.

A professora Maria Luiza, presidente da Regional Sintego-GOIÁS, destacou a participação social dos cinco municípios.

Na etapa intermunicipal da Cidade de Goiás, participaram representantes do legislativo, estudantes, sindicalistas, representantes da UFG, UEG e organizações da sociedade.

Debates

No período da tarde do sábado, 11, os participantes se dividiram em oito grupos, para discussão dos eixos sobre Sistema Nacional de Educação – SNE –  regulação, Gestão democrática, controle social, cultura, esportes, Planos Decenais, financiamento da educação, tecnologia, carreira, diversidade e também valorização profissional, dentre outros temos propostos.

Participação popular

A presidenta do SINTEGO, Bia Lima, anunciou que como a conferência é popular, fica estabelecido que os participantes das etapas intermunicipal, terão participação garantida na etapa Estadual da CONAPE.

União de esforços

A presidenta da Regional Sintego da Cidade de Goiás, Luíza Aparecida Valério, destacou a parceria das entidades e o esforço da direção central do Sintego para garantir a estrutura das Conferências. A CONAPE etapa Goiás foi realizada no auditório da UEG, com participação de 80 representantes da sociedade civil organizada.

Deixe uma resposta

Rolar para cima