MORRE EM GOIÂNIA O PROFESSOR NISO PREGO, FUNDADOR DO SINTEGO

MORRE EM GOIÂNIA, AOS 79 ANOS, O PROFESSOR NISO PREGO, FUNDADOR DO SINTEGO

Ex-presidente e um dos fundadores do Sintego, Niso Prego, morreu aos 79 anos na madrugada deste sábado (14) no Hospital Goiânia Leste, onde estava internado. O professor, que faria 80 anos no mês de agosto, sofria do Mal de Parkinson.

Niso era professor e doutor em Educação, membro Acadêmico Titular da Academia Goianiense de Letras. Sempre atuante no movimento em defesa da Educação e dos educadores, Niso ajudou a fundar, aos 17 anos, a União Goiana dos Estudantes Secundaristas. Também ajudou a fundar nos anos 70 e 80 a Confederação de Professores do Brasil (CPB) e o Centro dos Professores de Goiás (CPG), entidades as quais foi presidente e que antecederam a fundação do Sintego.

Responsável pela criação do Movimento de Valorização do Professor no final dos anos 80, Niso convocou assembleia geral dos trabalhadores em Educação, dando início a uma greve que durou 34 dias e em dois reajustes salariais em seis meses: um de 65% e outro de 55%. A manifestação conquistou importante apoio da sociedade e solidificou definitivamente o movimento sindical dos educadores como um dos mais importantes do Estado.

Por mais de vinte anos Niso lecionou em escolas como o Lyceu de Goiânia, Colégio Pedro Gomes, Instituto Araguaia, Instituo Betânia, Ginásio Municipal de Goiânia, entre outros. Atuou também como vereador, no virada dos anos 80s para os 90, época em que participou da fundação do Sintego.

A diretoria do Sintego manifesta sentimento de pesar pelo falecimento do professor Niso Prego, por suas lutas, que resultaram em grandes conquistas para a categoria. Como a organização e unificação dos trabalhadores em um só sindicato. Acreditando sempre que a educação é um dos pilares para a construção de um país melhor, com mais justiça social e democracia. “A lembrança do professor Niso Prego ficará na história do sindicato e na memória dos companheiros que estiveram ao lado da luta do movimento sindical do trabalhador em educação, no estado de Goiás”, declara a professora Iêda Leal.

Casado com Suely Alcântara Prego, Niso era pai de Norma Suely, Lucila, Niso Prego Júnior, Cláudia e Eliana. O corpo do professor Niso Prego está sendo velado na Sala 1 do Cemitério Parque Memorial de Goiânia e o enterro acontece às 17 horas deste sábado (14).

Deixe uma resposta

Rolar para cima