SINTEGO DISCUTE REFORMA DA PREVIDÊNCIA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM RIO VERDE

SINTEGO DISCUTE REFORMA DA PREVIDÊNCIA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM RIO VERDE

Ocorreu na noite desta segunda-feira (9), por iniciativa do SINTEGO – Regional de Rio Verde, com o apoio da Câmara Municipal de Rio Verde, uma audiência pública sobre a PEC 06/2019, que trata da Reforma da Previdência dos/as Servidores/as Estaduais de Goiás.

A discussão envolveu vereadores, o presidente da Câmara Idelson Mendes, a presidenta do SINTEGO e da CUT/GO, Bia de Lima; o presidente da Regional de Rio Verde, Valdemar da Silva (Vavá) e o presidente do SINTEERV, Hugo Leonardo. Foram convidados os três deputados de Rio Verde, Lissauer Vieira, Chico KGL e Karlos Cabral, mas somente o deputado Karlos compareceu.

O Governo de Goiás culpa os/as servidores/as públicos/as pela calamidade financeira do Estado, promove um verdadeiro ataque aos direitos das categorias, especialmente da Educação, sacrifícios imensos estão imputando a categoria. A Reforma da Previdência propõe o aumento da alíquota previdenciária, aumento da idade, sem regras de transição, impõe dificuldades para a aposentadoria e aumenta de forma absurda o tempo de contribuição.

“Essa PEC da Reforma da Previdência aumenta o tempo de trabalho para os/as professores/as de forma tão absurda, que as pessoas vão morrer trabalhando! No caso das professoras, o tempo de contribuição foi elevado para 40 anos, para que se receba o valor integral pela média salarial, isso é desumano! A alíquota previdenciária de Goiás já é a maior do Brasil e o Governo quer aumentar ainda mais, estão tentando acabar com o funcionalismo público.” afirmou a presidente do SINTEGO.

Além da Reforma da Previdência, as alterações do Estatuto do Magistério também foram objeto de discussão. Os pontos cruciais do projeto de Lei foram apresentados como: a retirada do quinquênio, a licença prêmio e o mandato classista. Na ocasião, Bia de Lima cobrou um apoio de todos/as os/as vereadores/as presentes, independente do partido político, e de toda a sociedade, em relação a proposta de Reforma do Estatuto do Magistério, que começa a tramitar nesta semana na Assembleia Legislativa de Goiás.

“A Educação não tem partido, a Educação tem propósito. Nós precisamos do apoio de todos/as! São quatro pontos muito críticos: o fim do quinquênio, o fim da licença-prêmio, a inviabilização do mandato classista, em uma tentativa clara de enfraquecer o movimento sindical e a luta dos/as trabalhadores/as, além do fim do auxílio saúde. Esse projeto nos preocupa muito, é uma situação lamentável, mas não abriremos mão desses direitos! Ouvimos várias propostas sobre Educação durante as campanhas eleitorais, e agora vamos cobrar de todos/as os/as políticos/as!”, afirmou Bia.

O SINTEGO conclama a toda sociedade goiana, principalmente, os/as trabalhadores/as da Educação a se mobilizarem contra as Reformas da Previdência, Administrativa e do Estatuto do Magistério. Precisamos ter nossos direitos garantidos. Contamos com vocês!

#SINTEGONALUTA

Deixe uma resposta

Rolar para cima