SINTEGO ITINERANTE, EM SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA, LOTA A CÂMARA MUNICIPAL

SINTEGO ITINERANTE, EM SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA, LOTA A CÂMARA MUNICIPAL

Durante o Sintego Itinerante, nesta quinta-feira (9), em São Miguel do Araguai, a presidenta Bia de Lima, convocou os trabalhadores da Rede Estadual de Educação para a Assembleia que será realizada amanhã (10), em Goiânia, para discutir os encaminhamentos para cobrar do Governo do Estado o pagamento do Piso dos professores, da data-base dos administrativos, a assinatura das progressões e a solução para o Quadro Transitório do Magistério.

Bia lembrou que desde janeiro tem procurado a Seduce e cobrado o reajuste de 11,36% para os professores, conforme estabelece a Lei do Piso. De acordo com a secretária Raquel Teixeira, o pagamento seria em maio, como nos anos anteriores, mas já estamos em junho e o governo não se posicionou. Segundo Bia, a proposta que o Sintego levará para a Assembleia é não retornar as aulas em agosto, caso as reivindicações não sejam atendidas ainda este mês.

Piso nos municípios

Em São Miguel do Araguaia, este ano, a prefeitura parcelou o reajuste, pagando 5%, em janeiro e o restante para ser negociado no segundo semestre e, de acordo com a prefeita, Adailza de Souza Crepaldi, que também professora das rede municipal e estadual esteve no Sintego Itinerante, a prefeitura está aberta e vai negociar o pagamento em agosto.

Nos outros municípios atendidos pela Regional Sindical, Mundo Novo e Novo Planalto pagam o Piso. Em Nova Crixás, o Sintego cobra o pagamento do Piso e a implantação do Plano de Carreira para os professores municipais.

OS na Educação

A possibilidade de transferência da gestão das escolas estaduais para Organizações Sociais também foi discutido na reunião com os educadores, durante o Sintego Itinerante. Bia de Lima chamou a atenção para essa luta, enfatizando que o processo só foi suspenso por conta da resistência e da mobilização que o sindicato promoveu junto às diversas entidades organizadas da sociedade e o posicionamento contrário que o Ministério da Educação divulgou a partir de provocação do Sintego sobre a impossibilidade de transferência de recursos federais para as OSs. Outro fator importante que freou o processo foi a ocupação das escola pelos secundaristas.

Ipasgo

Como em outros municípios, o atendimento prestado pelo Ipasgo despertou discussões, com denúncias de cobrança indevida por parte de profissionais e a necessidade de ampliação das especialidades.

Em São Miguel do Araguaia, o Sintego Itinerante visitou o Colégio Estadual Dom Bosco.09

Deixe uma resposta

Rolar para cima