SINTEGO FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES DE 2011

SINTEGO FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES DE 2011

Para ver mais fotos da reunião, clique aqui.

Os presidentes das regionais do Sintego e a direção central do sindicato se reuniram no sábado passado, dia 26, para fazer um balanço prévio das atividades realizadas em 2011 e começar a traçar as metas para 2012. Os participantes da reunião também foram conhecer o terreno onde será construída a nova sede e a hospedagem do Sintego em Goiânia.

Um dos principais assuntos abordados foi a perspectiva em relação ao compromisso do governo estadual em quitar a folha de dezembro do magistério já com o valor do piso proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para 2011 – R$ 1.187,97. Caso isso não ocorra, a rede estadual de ensino automaticamente entrará em greve já a partir do início do próximo ano letivo, no dia 23 de janeiro.

O Sintego tenta uma audiência com o secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto, na qual ele apresentaria sua proposta para pagar o piso do MEC. Em reunião no final de outubro, ele havia garantido o pagamento deste valor a partir de dezembro, um novo reajuste em 2012 assim que o MEC definisse o índice de reajuste e o início da negociação para o pagamento do retroativo desde janeiro de 2011.

O secretário também havia se comprometido a apresentar uma proposta de correção da tabela salarial dos funcionários administrativos para que nenhum servidor da Educação continuasse dependendo de complementação no rendimento para receber o equivalente a um salário mínimo.

Estamos desde 2008, quando a Lei do Piso foi sancionada, lutando por sua implantação. Havia a promessa de campanha do governador Marconi Perillo em pagar o piso do MEC já no início do governo, que não foi cumprida, e agora temos esse novo compromisso. O professor não pode continuar com esse prejuízo. O Estado precisa pagar o que a lei exige, senão entraremos em greve, disse Iêda.

Sobre a correção da tabela dos administrativos, Iêda explicou que também é um compromisso que precisa ser cumprido neste fim de ano. Queremos começar 2012 com o piso salarial dos professores com nenhum administrativo dependendo de complemento salarial, informou.

A direção do Sintego também fez um balanço das atividades, inclusive as relacionadas aos movimentos sociais, como a participação de projetos juntos ao movimento negro, realizados principalmente em novembro, mês da consciência negra, e a grupos de prevenção contra DST/Aids, que culminarão nesta semana, quando se realiza o Dia Municipal de Combate e Prevenção à Aids (1º de Dezembro).

Os diretores do Sintego também falaram sobre as atividades das secretarias do Sintego e foi consenso que o trabalho tem se intensificado no interior do Estado, com a participação ainda mais forte e presente da central do sindicato. “Um dos compromissos da atual gestão do Sintego é estar mais presente no interior, atuando junto aos colegas das regionais para encaminhar as demandas dos trabalhadores dos municípios do interior. E o resultado estamos vendo na prática com um grande volume de conquistas”, comentou Inguileza Pires, secretária do Interior do Sintego.

A tesoureira do Sintego, Bia de Lima, mostrou que o sindicato tem conseguido avançar também em investimentos em sua estrutura, com a aquisição de lotes e imóveis no interior para a construção de sedes das regionais, com a compra de veículos também para as regionais e com a compra de um terreno no centro de Goiânia onde será construída a nova sede e a nova hospedagem do sindicato.

Estamos investindo forte em estrutura que é para facilitar ainda mais o acesso do trabalhador aos diretores do sindicato. A compra de carros facilita a locomoção às cidades que não são sedes das regionais nem subsedes, e isso é importante para o trabalhador ter um sindicato mais presente. As novas sedes que estão sendo erguidas serão espaços de encontros e debates entre os trabalhadores, para que possam se organizar e lutar pela valorização profissional e pelo respeito ao seu trabalho, disse Bia.

Cada presidente ou representante de regional presente fez uma intervenção sobre os trabalhos do sindicato no interior e indicaram os caminhos para 2012. É consenso que houve muitos avanços neste ano, principalmente no que se refere à conscientização de que a Lei do Piso (lei federal 11.738/08) precisa ser cumprida e sobre a importância de se discutir ainda mais a reforma educacional proposta pelo governo estadual e pressionar, junto aos colegas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o governo federal a aprovar o Plano Nacional de Educação (PNE) com previsão de investimentos de 10% do PIB na Educação.

Deixe uma resposta

Rolar para cima